Consulta de Conteúdo

  • DESTAQUES E EVENTOS

 Consulta de Conteúdo

 Consulta de Conteúdo

  • Eventos

 Consulta de Conteúdo

  • 14 MAI 2018
    CMC PARTICIPA NA 43ª CONFERÊNCIA ANUAL DA IOSCO

    ​A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), representada pelo seu Presidente, Mário Edison Gourgel Gavião, participou de 07 a 11 de Maio em Budapest, Hungria, na 43ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), que teve como tema central o "Fortalecimento das Pontes Globais entre os Supervisores de Valores Mobiliários".

    A Conferência, que contou com a presença de representantes de comissões de valores mobiliários e outros players do sistema financeiro mundial, teve como foco matérias relacionadas com a regulação da gestão de activos, a segurança cibernética face aos constantes e crescentes ataques às infra-estruturas tecnológicas, o financiamento da economia real através do mercado de valores mobiliários e a intensificação das acções de formação e capacitação do quadro de funcionários das comissões de valores mobiliários, de forma a dota-los de competências necessárias para abraçar novos desafios nas áreas de regulação e supervisão do mercado.

    Nos painéis de discussão foi dado particular destaque ao financiamento das pequenas e médias empresas, via mercado de valores mobiliários, privilegiando a flexibilização dos requisitos de emissão, bem como a experiência dos diferentes reguladores na regulação do financiamento colaborativo.  

    No decorrer da Conferência, a CMC foi felicitada por ter tido o melhor desempenho, entre os Membros Ordinários admitidos na IOSCO nos últimos 5 anos, no que diz respeito à troca de informação definida no âmbito do Memorando de Entendimento Multilateral da IOSCO (MMoU).

    A CMC foi oficialmente admitida como membro ordinário da IOSCO em Julho de 2017, concretizando assim um dos objectivos da sua estratégia para dotar o sistema financeiro angolano de um mercado de valores mobiliários transparente e eficiente e credível. 

    A próxima conferência anual será realizada na cidade de Sydney – Austrália, de 13 a 17 de Maio de 2019.

    A IOSCO é o organismo internacional que reúne os reguladores do mercado de valores mobiliários. A organização foi oficialmente criada em 1983, a partir da transformação da Associação Regional Inter-Americana (criada em 1974) que decidiu expandir-se convertendo-se num órgão global. Hoje a IOSCO conta com representantes de mais de 200 países cobrindo quase a totalidade da capitalização do mercado de valores mobiliários mundial.