Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

IOSCO ANALISA O COMPORTAMENTO E A PROTECÇÃO DOS INVESTIDORES FACE ÀS IMPLICAÇÕES CAUSADAS PELA COVID-19

​A Organização Internacional de Valores Mobiliários (IOSCO) realizou uma conferência, no dia 12 de Novembro de 2020, sobre "Comportamento do Investidor e Protecção à Luz do Impacto da COVID-19", organizada pela IOSCO Ásia Pacific Hub Malaysia.

Da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) participou a Directora do Departamento de Comunicação e Educação Financeira, Elsa Marques, e o Técnico de Educação Financeira, Andilson Clemente.

Esta conferência teve como objectivo compartilhar os comportamentos e riscos dos investidores em diferentes realidades ao redor do mundo, levando em conta o impacto da pandemia da COVID-19 e a busca de novas oportunidades.

As anfitriãs do evento foram a Dra. Joanne Yoong, enquanto representante da Malasia Hub, e a Dra. Fara Halina como representante da IOSCO.

Cathie Armour, Comissária para o Australian Securities and Investment Commission (ASIC), falou sobre as mudanças registadas no Mercado australiano. Adicionalmente, analisou a importância de vários canais de distribuição de serviços de investimento e de informação e a mudança na escolha de instrumentos de investimento desde a chegada da pandemia. Enfatizou também o risco da má interpretação do mercado por parte dos novos investidores, o risco do uso do dinheiro da reforma para investimento em valores mobiliários e os riscos e vantagens ao investir em instrumentos muito complexos por parte dos novos investidores.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi representada por José Vasco, Superintendente para Protecção e Orientação aos Investidores, que relatou o aumento de novos investidores no seu país, com registo de aproximadamente 2 milhões de brasileiros a aderirem ao mercado accionista, desde Março até Novembro de 2020.

Segundo o representante da CVM, os brasileiros têm comprado diferentes acções de baixo risco em pequenas quantidades. A maior parte destes novos investidores são influenciados pelos "social media influencers" (influencers digitais), o que dá abertura para possíveis fraudes financeiras.  

No Brasil, em 2015, registaram-se aproximadamente 40 casos de fraude Np mercado de valores mobiliários, de acordo com o representante da CVM. Em 2020, com o surgimento da pandemia e a necessidade da população de aumentar as suas fontes de rendimento, o número aumentou consideravelmente tendo sido registados aproximadamente 500 casos de fraude.

Outros assuntos abordados incluem as fintechs que têm revolucionado os mercados estrangeiros e embora o mercado de investimentos tenha evoluído para uma vertente mais tecnológica, é importante olhar para os riscos de fraudes a que os novos investidores, com baixo nível de literacia financeira, se encontram expostos.

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.