Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

CMC ENCERRA GLOBAL MONEY WEEK 2021 COM WEBINARS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DO DINHEIRO

"A Importância da Educação Financeira na Vida do Cidadão" e "Como Utilizar o nosso Dinheiro" foram os temas centrais do terceiro e quarto webinars realizados a 26 de Março pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), no âmbito das actividades previstas e enquadradas nas festividades da Global Money Week 2021 (GMW).

O primeiro webinar, cuja moderação foi de Cristina Mamede, Chefe de Divisão do Departamento de Comunicação e Educação Financeira (DCEF), contou com a participação de um leque de intervenientes provenientes de várias regiões da lusofonia.

Por Angola esteve Paxote Gunza, professor de Mercado de Capitais do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) e José Oliveira, coordenador do Liceu 5112 de Viana; Portugal fez-se representar por João Firmo, professor de Gestão do Instituto de Educação Técnica de Lisboa (INETE) e Brasil por Victor Tinocco, professor de Matemática do Colégio Cruzeiro. O painel virtual contou ainda com a presença de Cabo Verde na pessoa de Hermem Freire, consultora e educadora financeira e com Moçambique na pessoa de Almeida Pelembe, professor.

Estes painelistas debateram ao longo do webinar, que pode ser revisto neste link, temas como a importância do processo de transmissão de conhecimentos sobre educação financeira para as crianças e jovens adultos, os métodos mais eficazes e eficientes de os educar financeiramente, o foco que a educação financeira tem na sociedade e como é possível medir o seu impacto a longo prazo, para além das diferentes perspectivas sobre a trajectória da educação financeira nas diferentes realidades lusófonas, considerando o pressuposto que a educação financeira deve começar na escola, pois as pessoas devem ser educadas sobre questões financeiras o mais cedo possível em suas vidas.

O segundo webinar do dia, "Como Utilizar o nosso Dinheiro", teve a moderação de Ana Ramos, Doutora em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), directora do Colégio Cruzeiro e contou com a participação dos estudantes Edivaldo de Carvalho e Luzênia Chinjamba de Angola; Pedro Cipriano de Portugal; Emanuel Silva de Cabo Verde; Bruno Hermes do Brasil e Ângelo Munde de Moçambique.

O objectivo deste painel de debate foi despertar e cultivar nos jovens as boas práticas de gestão financeira e consciencializa-los sobre conceitos relacionados ao dinheiro de forma a criar maior resiliência financeira futura. Foi abordado também o tema da boa gestão do dinheiro e o impacto que este traz na vida de cada indivíduo, os métodos mais eficazes para gerir o dinheiro e a importância da poupança.

webinar "Como Utilizar o nosso Dinheiro" pode ser revisto através deste link ou visitando o Canal de YouTube da CMC (CMC Angola).

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.