Consulta de Conteúdo

  • APOIO AO INVESTIDOR

 Consulta de Conteúdo

 Consulta de Conteúdo

  • O que é?

 Consulta de Conteúdo

  • A protecção dos investidores constitui uma preocupação da regulação financeira, sendo um dos objectivos centrais da Comissão do Mercado de Capitais.

    O Departamento de Comunicação e Apoio ao Investidor não se pronuncia sobre o mérito em concreto das opções de investimento, mas está em condições de proporcionar aos investidores os meios necessários para tomar uma decisão esclarecida, designadamente quanto aos riscos específicos dos instrumentos financeiros em que pretendam investir.

    Ou seja, o Apoio ao Investidor destina-se a proteger o investidor dos riscos que não sejam os riscos próprios dos negócios que realizar.

    A decisão de investir em instrumentos financeiros deve ser tomada de forma responsável. O investidor deve estar consciente de qual a informação de que necessita para tomar a decisão de investimento, onde conseguir essa informação e como utilizá-la.

    A gama de instrumentos financeiros que se negoceiam no Mercado de Valores Mobiliários é muito vasta, pelo que se aconselha o recurso às entidades registadas na CMC para a prestação de serviços de intermediação financeira.

    Só as entidades autorizadas podem prestar serviços de investimento. Saiba através da CMC quais as entidades registadas e autorizadas a prestar esses serviços.

    Com a prestação do serviço de Apoio ao Investidor, a CMC procura garantir a confiança dos investidores no Mercado de Valores Mobiliários e nas entidades que intervêm neste mercado.