Consulta de Conteúdo

  • Mensagem do Presidente

 Consulta de Conteúdo

  •  Cara Leitora, Caro Leitor:
     
     

    Seja bem-vindo ao portal electrónico da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

    A CMC é hoje uma instituição consolidada do Sistema Financeiro Angolano, cabendo-lhe a responsabilidade de regular, supervisionar e promover o mercado de valores mobiliários. O longo caminho já percorrido tornou possível a existência de um quadro legal, regulatório e institucional capaz de garantir o funcionamento efectivo e eficiente do mercado de valores mobiliários. Esse facto levou a que a CMC fosse admitida como Membro Ordinário da IOSCO / OICV (Organização Internacional das Comissões de Valores),  o que assegura a adopção no mercado angolano das melhores práticas de regulação e supervisão, alinhadas às especificidades locais e de acordo com as melhores experiências internacionais.

    A acção da CMC visa, em última instância, a protecção do investidor, a prevenção do risco sistémico e a existência de um mercado transparente, onde exista um ambiente de segurança jurídica que assegure a legítima confiança de todos os seus intervenientes.

    Neste portal electrónico, poderá encontrar um vasto conjunto de informações relevantes respeitantes às atribuições da CMC, designadamente nas suas vertentes de supervisão, regulação, cooperação e promoção do mercado.

    Com a infra-estrutura legal, regulatória e tecnológica existente para o pleno funcionamento dos mercados e em linha com a estratégia definida para o quinquénio 2017 a 2022, a CMC renova o seu compromisso em manter na sua ordem de prioridades o desenvolvimento dos segmentos de mercado de acções, obrigações e fundos de investimento, bem como a consolidação do mercado secundário de Dívida Pública.

    Esta aposta resulta da convicção do Executivo angolano de que para o fortalecimento do sistema financeiro é necessário promover os mercados de acções e de obrigações corporativas, por via da privatização em bolsa de empresas de referência e da implementação de medidas com impacto na redução das taxas de juro dos Títulos do Tesouro.

    As acções de educação financeira têm um espaço privilegiado na agenda da CMC com o objectivo de elevar o nível de literacia financeira da população, procurando assegurar hábitos duradouros de poupança e uma atitude consciente face aos riscos inerentes a qualquer investimento. Este canal de comunicação desempenha também um papel importante nesse domínio, proporcionando de forma sistematizada informações que de outro modo seriam de difícil acesso para o público.

    A CMC reitera o seu compromisso de assegurar a existência de um mercado de valores mobiliários que permita canalizar de forma eficiente os recursos financeiros  que o tecido empresarial angolano necessita para se modernizar, ampliar a sua capacidade produtiva e consequentemente contribuir para o esforço de diversificação da economia e melhoria do bem-estar de todos os angolanos.

     

    Mário Gavião,

    Presidente da CMC