Consulta de Conteúdo

  • Conselho de Administração

 Consulta de Conteúdo

  • A CMC é dirigida por um Conselho de Administração, nomeado pelo Decreto Presidencial n.º207/16, de 29 de Setembro, composto, por um Presidente e quatro Administradores Executivos.

     

    ADM-MarioGaviao.jpg 

    Mário Edison Gourgel Gavião
    Presidente da Comissão do Mercado de Capitais

    Mário Gavião, casado, nasceu em Luanda, a 11 de Julho de 1976.

    Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, onde se especializou em Ciências Jurídico-Económicas. Aperrfeiçoou os seus conhecimentos frequentando diversos cursos, entre os quais se destacam o realizado pela MELPA (Rio de Janeiro) sobre Compliance e Riscos Operacionais em Instituições financeiras e sobre Liderança e Estratégia, pela PricewaterhouseCoopers (Luanda).

    Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou funções como responsável pelo Gabinete de Supervisão e Contencioso da CMC, como professor convidado e regente da cadeira de Direito das Sociedades (Universidade Lusíada de Angola), Director do Gabinete de Compliance e Assessor Jurídico Principal do Conselho de Administração no Banco Angolano de Investimentos (BAI), entre outras.

    Em 2011 fez parte da Comissão de reestruturação e gestão da CMC e em 2012 foi nomeado Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais.

    Em Outubro de 2017, foi nomeado, por Decreto Presidencial, Presidente da Comissão do Mercado de Capitais, ficando responsável pela Instituição.

     

     

    ADM-HelderCristelo.jpg 

    Hélder da Costa Cristelo
    Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais

    Hélder Cristelo, casado, nasceu em Luanda, a 01 de Outubro de 1970.

    Licenciou-se em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, frequentando posteriormente diversos cursos relacionados com a área e não só, designadamente, e entre outros, Gestão de Finanças Públicas, Orçamento e Análise de Programas (Management Training & Consultancy Limited, Dubai); Planeamento e Gestão Financeira (Vantagem +); O Fundamental da Gestão (Mini MBA, Vantagem +); Planificação Estratégica (iiR Portugal); Programa de Mercado de Capitais (BSS Brazilian Business Scholl); Estratáegias de Investimentos e Análise de Produtos Financeiros (Let`s Talk Group); Contabilidade Geral e Financeira (Formação Bancária, Portugal), Mercados e Produtos Financeiros (Vantagem +); Contabilidade Orçamental e Mapas de Execução Financeira (Deloitte & Touche Portugal); Contabilidade Geral (Eurotema, Portugal); e Corretagem de Bolsa (Millennium BCP Investimento, Portugal).

    Iniciou o seu percurso profissional como professor do Ensino Primário na ex-escola Nº9, nos Coqueiros, tendo mais tarde ocupado os cargos de Assistente de Tesouraria na Empresas Iberil e Zoon Lda., Portugal; Assistente Administrativo no Departamento de Execuções Fiscais e Administrativas da Câmara Municipal da Amadora, Portugal.

    Exerceu a função de Assistente de Contabilidade na CEPSA – Petróleos de Portugal; e de Gestor Financeiro de Projectos no Ministério da Economia, Portugal. Esteve também no Gabinete de Prestação de Serviços à Comunidade da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) como Coordenador.  

    Em 2006 exerceu a função de Director do Gabinete Administrativo e Financeiro da Comissão do Mercado de Capitais (CMC). Em 2010, assume as funções de Assessor do Presidente para a área Administrativa e Financeira e posteriormente Director do Departamento Financeiro.

    Em 2016, foi nomeado, por Decreto Presidencial, Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), ficando responsável pelo pelouro de Administração e Finanças.

     

     

    ADM-OttonielSantos.jpg 

    Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos
    Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais​

    Ottoniel Santos, casado, nasceu em Luanda, a 05 de Agosto de 1981.

    Licenciou-se em Economia, pela Universidade Católica de Angola.

    Iniciou o seu percurso profissional como Auditor Interno no Banco Totta de Angola, tendo mais tarde ocupado os cargos de Analista de Mercado no Banco Privado Atlântico (BPA), e Director Financeiro do Grupo Empresarial Mostratus.

    Em 2012 ingressa os quadros da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), como Assistente do Administrador para a área de Dinamização dos Mercados de Dívida Pública e Corporativa, tendo sido nomeado, em 2013, Director do Departamento de Supervisão de Emitentes e posteriormente Director do Departamento de Supervisão dos Organismos de Investimento Colectivo.

    Em Setembro de 2016, foi nomeado, por Decreto Presidencial, Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais, ficando responsável pelo pelouro da Promoção.

     

     

    ADMElmer Serrao01.jpg

    Elmer Vivaldo de Sousa Serrão
    Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais​

    Elmer Serrão, casado, nasceu em Luanda, a 09 de Dezembro de 1983.

    Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, tendo concretizado posteriormente o Mestrado em Administração de Negócios (MBA) com especialização em Negócios Internacionais pela School of Business and Management, National University em Los Angeles, Estados Unidos da América.

    Aperfeiçoou os seus conhecimentos frequentando diversos cursos e seminários, entre os quais se destacam: Regulação e Supervisão do Mercado de Capitais - Sérvulo & Associados/Sociedade de Advogados, RL (Lisboa, Portugal); Metodologias sobre Gestão e Desenvolvimento de Competências Comportamentais - Accenture Branch Holdings B.V (Luanda, Angola), Compliance e Combate ao Branqueamento de Capitais - Vantagem + (Luanda, Angola) Práticas de Governação Corporativa – London Stock Exchange Academy (Londres – Inglaterra). 

    Iniciou o seu percurso profissional como Coordenador de Vendas na Ridge Solutions Lda., tendo ingressado, em 2012, os quadros da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), como técnico sénior do Gabinete de Supervisão e Contencioso sendo posteriormente nomeado Director do Gabinete Jurídico e de Contencioso.

    Em Setembro de 2016, foi nomeado, por Decreto Presidencial, Administrador Executivo da Comissão do Mercado de Capitais, ficando responsável pelo pelouro de Regulação e Serviços Jurídicos.

     

     

    Dra Edna Kambinda_1.jpg 

    Edna Nogueira Fernandes da Silva Kambinda
    Administradora Executiva da Comissão do Mercado de Capitais

    Edna Kambinda, casada, nasceu na província da Lunda-Norte, a 10 de Fevereiro de 1980.

    Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, frequentando diferentes cursos de formação, designadamente, e entre outros, sobre o Mercado de Capitais e Mercado de Bolsa na London Stock Exchange e na Bolsa de Milão, obtendo posteriormente uma Certificação Global sobre Mercado de Capitais, pela Organização Internacional das Comissões do Mercado de Capitais (IOSCO), em Madrid, em parceria com a Harvard University (Harvard Law School).

    Ao longo de sua carreira profissional, desempenhou diferentes funções, como Técnica Sénior do Departamento de Project Finance do Banco de Fomento Angola (BFA), e Técnica Sénior do Departamento de Supervisão Prudencial no Banco Nacional de Angola (BNA).

    Em 2012, ingressou os quadros da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) como Técnica Sénior do Departamento de Supervisão de Intermediação Financeira e Infra-estruturas de Mercado, ocupando mais tarde os cargos de Assistente do Administrador para a Regulação do Mercado de Capitais, e Chefe da Divisão de Supervisão de Intermediação Financeira, tendo sido nomeada, em 2016, Directora do Departamento de Supervisão dos Organismos de Investimento Colectivo e Emitentes.

    Em Outubro de 2017 foi nomeada, por Decreto Presidencial, Administradora Executiva da Comissão do Mercado de Capitais, ficando responsável pelo pelouro da Supervisão.