Consulta de Conteúdo

  • DESTAQUES E EVENTOS

 Consulta de Conteúdo

 Consulta de Conteúdo

  • DESTAQUES E EVENTOS

 Consulta de Conteúdo

  • 02 JUL 2018 | 08:33
    MINISTÉRIO DAS FINANÇAS LANÇA PORTAL DO INVESTIDOR

    O Ministério das Finanças apresentou nesta quinta-feira, 28 de Junho, em Luanda, a nova modalidade de compra de Títulos do Tesouro online. Trata-se do Portal do Investidor (www.portaldoinvestidor.minfin.gov.ao), um sítio disponível na internet e acessível a todas as pessoas singulares ou colectivas que tenham conta bancária em Angola.

    O portal vai permitir captar e rentabilizar a poupança de investidores de retalho que anteriormente tinham alguma dificuldade em efectuar a compra de Títulos de Dívida emitidos pelo Estado angolano (Bilhetes e Obrigações do Tesouro).

    O Portal do Investidor visa promover o alargamento da base de investidores em Títulos Públicos e aumentar o nível de literacia financeira nacional, fomentando a cultura da poupança.

    "A partir de segunda-feira, 2 de Julho, o Portal do Investidor para a compra de títulos do tesouro estará operacional", anunciou o Presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Valores e Dívida de Angola (BODIVA), Patrício Vilar, aquando da sua intervenção na cerimónia de lançamento da plataforma.

    O responsável da BODIVA enfatizou "a colaboração das diversas entidades envolvidas no projecto, designadamente o BNA, a EMIS, o SETIC e a própria BODIVA, sem as quais não seria possível efectuar o lançamento do Portal."

    Esta plataforma irá permitir que se efectue o processo de aquisição de Títulos do Tesouro online, sendo o pagamento efectuado via ATM através de uma referência gerada pela plataforma.

    Para a compra dos Títulos do Tesouro, o investidor deverá possuir: (i) Conta bancária num dos Bancos membros da BODIVA; (ii) Número de Identificação Fiscal (NIF); (iii) Conta de títulos (Conta de Custódia) num dos Bancos membros da BODIVA; e (iv) E-mail pessoal válido.

    Participaram na cerimónia, o Ministro das Finanças, Archer Mangueira, a Secretária de Estado das Finanças e Tesouro, Vera Daves de Sousa, os Presidentes dos Conselhos de Administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e BODIVA, Directores nacionais e quadros do MINFIN, assim como representantes do Banco Nacional de Angola (BNA), Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), Bancos Comerciais membros da BODIVA.

    O Portal do Investidor (PINV) é uma iniciativa do Ministério das Finanças em parceria com a BODIVA, com apoio do BNA e da EMIS.

     

    Foto1.jpg