Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

newsEdit

 Consulta de Conteúdo

#160;

 Consulta de Conteúdo

#160;

 Consulta de Conteúdo

#160;

 Consulta de Conteúdo

  • 12 OUT 2020 | 09:53
    “FINANCIAMENTO COLABORATIVO: VANTAGENS E DESAFIOS” NA SEMANA MUNDIAL DO INVESTIDOR

    "Financiamento Colaborativo: Vantagens e Desafios" foi o tema central do quarto webinar, a 7 de Outubro de 2020, promovido pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) durante a Semana Mundial do Investidor.

    O webinar, contou com a parceria da Media Rumo, foi moderado por  Juceline Paquete, Técnica do Gabinete de Desenvolvimento do Mercado da CMC, que introduziu o leque de intervenientes que atenderam à palestra online: Hêrlander Diogo, Director do Departamento de Política Regulatória e Normas da CMC; Leonildo Manuel, Docente da Universidade Agostinho Neto, Vanda Oliveira, Co-fundadora da Bantu Makers; Nádia Ribeiro, Líder do Departamento Jurídico da Angola Cables e Inene Santos, Consultor e Mentor de Negócios.

     "Crowdfunding é um instrumento de investimento, trata-se de uma grande forma de democratizar o financiamento", afirmou Vanda de Oliveira. Quanto à utilização desse método de financiamento, a profissional deu a conhecer que, comparado a outras realidades, o país ainda está em fase embrionária.

    Em relação aos benefícios, determina que o mesmo congrega um conjunto de pessoas para validação de uma ideia, conceito ou produto. "Criar uma base comunitária que acredita naquilo que se pretende vender", sublinha.

    Um conceito que Leonildo Manuel vivenciou na prática. O professor universitário lembrou durante o webinar que utilizou esta forma de financiamento para publicar a sua obra literária intitulada "Mecanismos de Protecção do Investidor no Mercado de Valores Mobiliários".Sobre o posicionamento da CMC em relação ao financiamento colectivo, Hêrlander Diogo considera ser "preocupação" junto do regulador de que "a iniciativa de Crowdfunding tenha o mínimo de condições necessárias". A seu ver, a indústria pode ser impulsionada pela regulação, num cenário onde os agentes têm conhecimento das regras de mercado.

    A Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa criada pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) para impulsionar a literacia financeira e a protecção ao investidor.

    O webinar "Financiamento colaborativo" pode ser revisto na íntegra neste link.

     

     

     

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.