Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

newsEdit

 Consulta de Conteúdo

#160;

 Consulta de Conteúdo

#160;

 Consulta de Conteúdo

#160;

 Consulta de Conteúdo

  • 13 OUT 2020 | 10:15
    WEBINAR “O INVESTIDOR: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A SUA PROTECÇÃO” ENCERRA SEMANA MUNDIAL DO INVESTIDOR 2020
    “O Investidor: Educação Financeira e a sua Protecção” foi o tema central do sétimo e último webinar realizado a 9 de Outubro pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), em parceria com a Media Rumo S.A., no âmbito das actividades previstas para a edição de 2020 da Semana Mundial do Investidor (SMI).

    O webinar foi moderado por Aldemiro Gonçalves, Assessor da Presidente do Conselho de Administração da CMC e contou com a participação de um leque de intervenientes provenientes de várias regiões da lusofonia.

    Por Angola esteve Djamila Pinto de Andrade, Jurista da Lead Advogados; Portugal fez-se representar por Paulo Câmara da Servulo & Associados Managing Partner, enquanto Brasil marcou presença com Carlos Margalho da Comissão de Valores Mobiliários. O painel virtual contou ainda com a presença de Moçambique na pessoa de Fátima Cordeiro, Técnica do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Moçambique e Elsa Leão, quadro da Bolsa de Valores de Moçambique.

    Num contexto de crise mundial agravada pela pandemia da Covid-19, o tema da educação financeira e protecção do investidor afigurou-se extremamente actual e útil, sendo que existe hoje em dia uma necessidade cada vez mais marcante de se captar soluções para ultrapassar os desafios existentes. 

    Foi com base nesta premissa que os participantes do painel concordaram em afirmar que a aposta na formação de potenciais investidores e profissionais da área deve ser o ponto de partida de todo o processo. De facto, conhecer conceitos básicos desde tenra idade constitui um factor essencial para uma boa educação financeira, porque somente assim será possível tomar decisões acertadas e ponderadas em idade adulta. 

    Por outra, a aposta a longo prazo deve igualmente ir em direcção a uma literacia que seja cada vez mais digital, ao mesmo passo que a fiscalização, eficácia e enforcement, enquanto mecanismo de protecção ao investidor por parte dos Reguladores do sistema financeiro, deve ser reforçada. 

    Recorda-se que esta foi a quarta edição da SMI e que em Angola e no mundo foram promovidas iniciativas online com foco na protecção e educação do investidor, bem como na educação financeira através da divulgação de mensagens através de redes sociais, participação em programas de televisão e rádio, lançamento de projectos educacionais e divulgação de vídeos didáctivos com temas de interesse para o público.
    O evento, mundialmente promovido pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e levada a cabo em Angola pela CMC, visa promover a cultura de poupança entre os agentes económicos, estudantes e sociedade em geral, e melhorar os níveis de literacia financeira.

    O webinar “O Investidor: Educação Financeira e a sua Protecção” pode ser revisto na íntegra neste link​.



X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.