Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

Discurso de Abertura da Semana do Investidor 2020 - PCA da CMC

Digníssimos, Minhas Senhoras e meus Senhores,

É com grande honra que procedo à abertura da IVª Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI), a ocorrer entre 5 a 9 de Outubro de 2020 realizada a distância com recurso a plataformas digitais.

Este evento tem grande relevância, não apenas para a Comissão do Mercado de Capitais e para o mercado de valores mobiliários, mas sim para o sistema financeiro nacional e para sociedade em geral.

Inicialmente endereço o meu apreço para as entidades Congêneres de supervisão e regulação do sistema financeiro de Moçambique (Banco de Moçambique - BM), do Brasil (Comissão de Valores Mobiliários - CVM) e de Cabo Verde (Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários - AGMVM), bem como para outras entidades (singulares e colectivas), nacionais e internacionais que se juntam a esta iniciativa da Comissão do Mercado de Capitais.

O ano de 2020 está a ser desafiante para o mundo pois vive-se momentos de imensas dificuldades e incertezas, devido a pandemia da Covid-19 que não obstante o seu impacto negativo na economia mundial e nos mercados financeiros, esta, agravou ainda mais a difícil situação da economia nacional.  

Nesse momento, o actual cenário é propício para despertar a todos a promoção de acções que elevem os níveis de educação financeira e protecção dos investidores para uma gestão qualitativa da escassez dos recursos. E como o processo de transmissão de conhecimentos financeiros tem o propósito de instruir a população, alertar e informar sobre os diversos temas e conceitos financeiros úteis para que estes possam tomar decisões económicas e financeiras fundamentadas, ela contribui para a qualidade de vida da população e para a estabilidade do sistema financeiro.

Por outro lado, é necessário elevar consideravelmente a sociedade, torná-la melhor familiarizada com a diversidade de conceitos económicos fundamentais, consciencializar sobre a decisões para poupanças e investimento devido as sérias repercussões que estas podem causar.

Por este motivo, devem ser maximizadas as acções de promoção e indução a educação financeira junto das famílias, apelar a mudança de comportamento na gestão das finanças pessoais e colectivas, apelar a instrução e experiências em processos de Inclusão financeira que aumentem o nível da educação.

Só a generalização de conhecimentos e hábitos de poupança e de investimento incluirá verdadeiramente as famílias no Sistema Financeiro, conferindo-lhe, a médio e longo prazo a necessária robustez e impacto positivo na economia.

Neste sentido, a Comissão do Mercado de Capitais tem vindo a implementar Programas de Educação Financeira voltada a vários segmentos da sociedade, tais como: crianças, mulheres, estudantes do ensino secundário e universitário, jornalistas e potenciais investidores.

Instituições internacionais como a Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), o Banco Mundial e a Rede Internacional de Educação Financeira (INFE), têm incentivado os seus membros a elaborar estratégias nacionais de Inclusão e Educação Financeira que sistematizam um conjunto de acções que permite a disseminação de conhecimento suficiente para garantir a adopção de práticas ponderadas na gestão das finanças das famílias.

É neste quadro que se enquadra esta iniciativa da CMC, no âmbito da Semana Mundial do Investidor, promovida pela IOSCO.

Digníssimos,

O Plano Nacional de Inclusão Financeira (PNIF) elaborado pelo Conselho Nacional de Estabilidade Financeira, órgão composto pelos três organismos responsáveis pela supervisão, regulação e fiscalização do mercado financeiro nacional, designadamente, o BNA, a ARSEG e a CMC, define os princípios gerais de orientação para a promoção da inclusão financeira a nível nacional, com base no levantamento das necessidades existentes nesta área e com base nas boas práticas reconhecidas internacionalmente.

No entanto, para que se alcance objectivo da Inclusão Financeira é importante que exista uma combinação de sinergias e iniciativas como esta.

Por último, gostaria também de dedicar uma palavra de apreço a todos os profissionais que deram o seu melhor para que esta iniciativa pudesse ser realizada, com particular destaque para os técnicos, Directores e membros do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais.

Digníssimos Oradores e Convidados, Minhas senhoras e meus senhores.

Declaro aberta a IVª Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI) 2020.

Muito obrigado e votos de bom trabalho.

Estamos Juntos.

 

Maria Uini Baptista

PCA da CMC                                                                ​

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.