Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

DIA 2 DA SMI: “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA QUEM INVESTE NO MVM - PERSPECTIVAS E OPORTUNIDADES”

No segundo dia de sessões que a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) tem organizado na Semana Mundial do Investidor, foi realizado a 6 de Outubro de 2020 o webinar "Educação Financeira para Quem Investe no MVM - Perspectivas e Oportunidades".

O tema contou com um leque de palestrantes do sistema financeiro angolano e brasileiro, entre eles Nivaldo Matias, Coordenador do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da BODIVA; Francisco dos Santos, PCE do BNI Asset Management; Luzolo Miguel, Consultor Financeiro do Kamba do Kitadi; Lúcia Branco, Investment Banking/Manager do Standard Bank Angola e, a representar o Brasil, Cláudio Maes, Superintendente de Desenvolvimento do Mercado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Johnny Soki, Sub-Director do Gabinete de Estudos e Estratégia da CMC, moderador do grupo, apelou à iniciativa de promover a educação financeira de forma concisa e clara, além de discutir o tema seleccionado.

Já Lúcia Blanco do Standard Bank Angola, no sentido de abalizar todas as áreas do Standard Bank, explicou que o banco tem promovido internamente atividades para partilha de conhecimento. 

Saindo do presencial para o digital, Luzolo Miguel apresenta um cenário pouco animador em relação à educação financeira: afirma que é "É baixo". Sem desmotivar, explica que a temática não é só uma situação que assola o País mas também outras partes do mundo. "Educação financeira é uma ciência nova. Existem países em que ainda é um tema que as pessoas se debatem".

O gestor considerou maior engajamento para educação financeira, uma vez que, "as famílias, ao saberem gerir bem os seus recursos, geram poupança".

Por sua vez, Cláudio Maes explicou um pouco daquilo que é a experiência em solo brasileiro. O Superintendente fez uma curta incursão sobre os actores do sistema financeiro daquele país. "O Banco do Brasil, a CVM e a Superintendência de Seguros Privados trabalham nessa frente de Educação Financeira. Este tema integra o que chamamos de Base Nacional Curricular Comum (BNCC)".

O especialista explica também que a Educação Financeira é um tema a ser ensinado a nível transversal em todas as disciplinas.

Para além da educação financeira, o webinar abordou também o investimento estrangeiro e o interesse em investir no mercado angolano. Francisco dos Santos considerou que a pandemia da COVID-19 "paralisou os interesses dos investidores" em certa medida.

O webinar "Educação Financeira para quem investe no MVM" poder ser revisto na íntegra neste link.  

 

​ 

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.