Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint

eventoEdit

 LeftSideMenu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
DESTAQUES
NOTÍCIAS

 News-Events Detail

CMC ESCLARECE, EM LIVE NO INSTAGRAM, O SEU PAPEL NO ÂMBITO DO ACOMPANHAMENTO DAS OPERAÇÕES DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou no dia 02 de Junho do corrente ano, pelas 16h30, uma live na sua página oficial do Instagram (cmc_ao), com o tema "O papel da CMC no âmbito do acompanhamento das operações do Mercado de Valores Mobiliários (MVM)".

A live, conduzida por Osvaldo Lima, Técnico Sénior do Departamento de Comunicação e Educação Financeira da CMC, contou com a participação de Pedro Baptista, Técnico Sénior do Gabinete de Vigilância e Investigação de Mercado e Emitentes desta mesma Instituição.

Juntos clarificaram o papel da CMC no âmbito do acompanhamento das operações do MVM, tendo de seguida esclarecido as dúvidas apresentadas pelos internautas no que diz respeito ao objectivo e importância que o Gabinete de Vigilância e Investigação de Mercado e Emitentes tem para o MVM, que tipo de mercados são o foco da vigilância efectuada na CMC e os principais intervenientes destes mercados, os mecanismos usados para garantir uma vigilância e investigação eficiente, os riscos subjacentes resultantes de uma má actividade da CMC e os factores que desencadeiam um processo de investigação.

Foi igualmente discutida a relação entre a CMC e a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) no âmbito da vigilância e investigação do mercado, os dispositivos legais que obrigam a prestação de informação, o posicionamento da CMC perante transacções anómalas ou suspeitas, bem como o quadro sancionatório aplicável a fraudes ou manipulação do mercado.

De acordo com Pedro Baptista, o MVM apresenta-se como um dos segmentos mais recentes do sistema financeiro angolano, e a CMC é a entidade reguladora deste mercado, responsável, entre outros aspectos, pelo registo de ofertas públicas de valores mobiliários e pelo acompanhamento dos negócios que são realizados no mercado secundário de valores mobiliários.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da realização de acções que promovam o reforço da imagem institucional da CMC, assegurem o conhecimento e entendimento do seu papel enquanto entidade reguladora e garantam a percepção da mesma como uma presença incontornável no mercado, através da promoção de uma política de proximidade com o público em geral, factor que a CMC definiu como parte integrante da sua estratégia para dinamização do MVM em Angola.  

^

voltar ao topo

X

Este website utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegação neste website sem alterar as definições, está a concordar com a utilização de cookies.